AyamonteGuadianaUncategorizedvrsa

Eurocidade do Guadiana no norte de Espanha

Uma delegação da Eurocidade do Guadiana, liderada pelos vice-presidentes Alberto Fernández e Filomena Sintra, reuniu-se recentemente na Eurorregião Nova Aquitânia-Euskadi-Navarra (NAEN) para aprofundar o conhecimento sobre projetos de desenvolvimento transfronteiriço.

A equipa técnica da NAEN, sob a direção de Leyre Azcona, apresentou exemplos de sucesso em áreas como mobilidade sustentável, observatórios territoriais, cidadania partilhada e coesão territorial.

Alberto Fernández e Filomena Sintra, participaram no intercâmbio de boas práticas transfronteiriças, partilhando experiências em áreas como a mobilidade transfronteiriça sustentável, observatórios territoriais,  projetos de cidadania partilhada e coesão territorial. Foram ainda realizadas reuniões com empresas públicas e entidades envolvidas em projetos transfronteiriços.

O grupo de trabalho é composto pela equipa técnica do AECT da Eurocidade do Guadiana, bem como por geógrafos e arquitetos dos departamentos de Planeamento Urbano e Ordenamento do Território de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

No primeiro dia, foram recebidos em San Sebastián pelo Vice-Ministro das Infraestruturas e Mobilidade Sustentável do Governo Basco, Miguel Ángel Páez, que apresentou diversas iniciativas e ações de mobilidade transfronteiriça.

Posteriormente, a Diretora-Geral da Autoridade de Transportes de Guipúzcoa, Elusca Renedo, partilhou a experiência deste território histórico na coordenação de redes de transporte intermodais e transfronteiriças. No mesmo dia, visitaram “bacias de vida transfronteiriças” em Hendaye-Irún e Xareta, cidade que abrange municípios de Navarra e da região francesa dos Pirenéus Atlânticos, onde o Presidente da Câmara de Sare, Battit Laborde, foi o anfitrião.

A visita foi organizada em coordenação com a AECT Eurorregião Nova Aquitânia Euskadi Navarra e insere-se na iniciativa Resilient Borders, financiada pela Comissão Europeia, pela Associação das Regiões Fronteiriças Europeias e pela Missão Operacional Transfronteiriça (MOT). Esta iniciativa financia dez projetos únicos na Europa. Através desta iniciativa, a Eurocidade do Guadiana está a desenvolver um documento de planeamento territorial estratégico conjunto para todo o seu território.

fonte: Eurocidade do Guadiana e Redes

Alcoutim
Mostrar mais
Back to top button